DIRETORES DO SINPROMG PARTICIPAM DO ENCONTRO ESTADUAL DA UNCME PE 2022, QUE REUNIU CONSELHEIRAS E CONSELHEIROS DE TODO ESTADO EM TRIUNFO.

Diretores do SINPROMG participaram do Encontro Estadual da UNCME PE 2022 que ocorreu em Triunfo, sertão do alto Pajeú, acerca de quase 1.500 metros acima do nível do mar, e a quase 500 km da capital, recebeu entre os dias 17 e 20 de julho, o Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação 2022. Encontro este que congrega conselheiros e conselheiras dos Conselhos Municipais de Educação, dos Conselhos do CACS FUNDEB, e dos Conselhos de Alimentação Escolar, além de técnicos e técnicas de normatização e áreas correlatas da secretaria de Educação dos municípios. O Encontro teve como tema: Políticas Educacionais no Contexto Atual, cabendo a palestra de Abertura, a professora Fabiane Bitello ( Diretora de Articulação e Comunicação da UNCME Nacional/ Coordenadora da UNCME RS/ Coordenadora de Articulação e Mobilização RNPI) e ao Professor Paulo Rubem Santiago (professor da UFPE e ex – Deputado Federal). A mesa de abertura contou com as seguintes autoridades: Manuel Messias Silva de Sousa (Coordenador da UNCME PE), Marly Peixoto do Socorro Vidinha ( vice – presidente da UNCME para região Nordeste/ Coordenadora da UNCME AL/ Presidente do CEE AL), Miriam Pereira Lima dos Santos ( Secretária de Educação da Cidade de TRIUNFO, também representando o Exmo. Prefeito da cidade senhor Luciano Fernando de Lima), Eduardo Honório (Prefeito da cidade de Goiana – PE), Maria Aparecida Ramos de Lima (Representando a UNDIME – PE), Giselly Muniz Lemos de Morais ( Vice-presidente do CEE – PE), Sandra Inojosa de Andrade Lira Assessora Técnica da Escola de Contas TCE – PE), Maria do Socorro Valois ( Coordenadora do Grupo de Estudos UNCME PE – UFRPE, OPEFINGEAC da Universidade Federal Rural de Pernambuco), Ana Lúcia ( Presidente da Câmara de Educação da Câmara Municipal de Vereadores do Recife), Ivanilda Viana ( Presidente do CME Triunfo), Maria Eliane dos Santos Souza ( Presidente do CACS FUNDEB de Triunfo), e Maria Eliane Cândido de Almeida ( Presidente do CAE de Triunfo).

Foram quatro mesas e quatro oficinas, estas que trataram de diversos assuntos e orientações tais como: Organização, implementação, atribuições, estruturação, fortalecimento e funcionamento dos Conselhos Municipais da Educação. Da implantação e implementação dos Planos municipais da Primeira Infância, e especificidades e necessidades dos Sistemas Municipais de Ensino. Foram três dias intensos, e ainda contando com falas potentes como do Dr. Sérgio Gadelha Souto ( Promotor Coordenador do CAOP EDUCAÇÃO do MPPE), de Cida Freire ( Coordenadora da SE UNCME PE/ RNPI), de Solidade Menezes ( Coordenadora Adjunta da SE UNCME PE/ RNPI). A organização do Encontro ficou a cargo da Diretoria da UNCME PE, sob o comando do professor Manuel Messias ( Coordenador Estadual da UNCME PE) e professora Vaneska Melo ( Diretora Administrativa e financeira da UNCME PE). A assessoria Jurídica e Contábil ficou a cargo do escritório Carvalho e Costa Advogados Associados, e o apoio Institucional foi da Prefeitura Municipal de Triunfo, Secretaria de Educação de Triunfo e os Conselhos da Educação do município.

Fonte: SINPROMG