Professores participam do Circuito do Conhecimento

Eventos

No último dia 08 de outubro vivenciamos a primeira etapa do Circuito do Conhecimento, que aconteceu em clima de muita motivação e alegria. Cerca de 60 professores participaram demonstrando interesse por aprofundar conhecimentos sobre a história de Goiana, sobre sua cultura e tradições.

O circuito do conhecimento é uma iniciativa do SINPROMG, sob a coordenação das diretoras Maria Imaculada e Adriana Cabral com Assessoria Técnica do professor Marcos Paulo, do Instituto Histórico de Goiana – IHAGGO.

Esse circuito é formado por três etapas:

  • 1ºGoiana e seu patrimônio arquitetônico;
  • 2ºGoiana e seu desenvolvimento econômico e social;
  • 3ºGoiana e sua belezas naturais.

Nesse primeiro momento percorremos prédios do patrimônio arquitetônico do município, com ênfase para as igrejas em estilo predominantemente barroco, dos séculos XVI ao XIX. Ciclo iniciado pelo perímetro urbano e encerrado na capela do Engenho Novo, na Usina Nossa Senhora das Maravilhas.

Num segundo momento percorreremos o parque industrial de Goiana, fazendo um resgate histórico do processo de industrialização no município de Goiana, observando os ciclos de tecelagem, produção de açúcar, e mais recentemente a constituição dos polos vidreiro, farmacoquímico e automotivo.

E encerramos o circuito com passeio pela bacia hidrográfica e parte da orla marítima do município. Observando os encantos e belezas naturais de Goiana, e conhecendo parte da sua fauna e flora.

Conhecer os aspectos históricos, econômicos e naturais de Goiana faz parte de um projeto voltado para que os que vivem ou trabalham em Goiana possam valorizar a rica cultura, a rica histórica e as belezas naturais que Goiana proporciona aos que aqui vivem ou por aqui passam. E o SINPROMG se sente honrado e feliz por poder oferecer isso ao nosso professorado.

Deixe um comentário