Diretora do SINPROMG participa de Encontro Nacional de Cipeiros promovido pela Fundacentro

Notícias

Evento reforça a importância da atuação da CIPA na promoção de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis em todo o país

No dia 30 de julho de 2025, das 9h às 17h30, a diretora do SINPROMG, Anna Karla, marcou presença no “Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável”, promovido pela Fundacentro, em São Paulo. O encontro teve como objetivo fortalecer o papel das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA), promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e saudável em âmbito nacional.

Realizado no auditório da Fundacentro, o evento foi coordenado pelo diretor de Conhecimento e Tecnologia, Remígio Todeschini, e pelo coordenador de Projetos da Fundacentro, Cleiton Faria Lima. Um dos destaques do encontro foi o lançamento de um questionário voltado aos membros da CIPA, com o intuito de coletar dados sobre a atuação das comissões, identificar desafios enfrentados e propor melhorias. Os cipeiros e cipeiras foram convidados a compartilhar suas experiências por meio de um formulário digital disponibilizado via Google Forms.

Durante sua fala, Remígio Todeschini enfatizou que o evento simboliza a retomada da escuta ativa da Fundacentro com os representantes das CIPAs — uma prática que remonta ao período da Constituinte de 1987-1988. Segundo ele, a atuação social dos trabalhadores por meio das comissões é essencial para a prevenção de acidentes, doenças e mortes no ambiente laboral.

“Com a participação ativa de cipeiros e trabalhadores, todos saem ganhando. Reduzimos os flagelos sociais, econômicos e familiares, enfrentando juntos os traumas causados por acidentes e doenças do trabalho”, afirmou Todeschini.

Representando o SINPROMG, Anna Karla reforçou a importância de iniciativas como essa para o fortalecimento das CIPAs e para a construção de ambientes laborais mais seguros.

“É fundamental que eventos como este se tornem cada vez mais necessários para que os cipeiros estejam envolvidos e engajados em sua missão. A colaboração mútua e a troca de experiências são chave para criarmos ambientes de trabalho cada vez mais seguros e saudáveis. A prevenção é uma responsabilidade de todos e, com união, podemos fazer a diferença”, declarou a diretora.

O evento reafirma o compromisso das instituições participantes com a saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores brasileiros, promovendo uma cultura de prevenção e cuidado coletivo.