I Seminário dos Servidores Administrativos da Educação

 

I Seminário dos Servidores Administrativos da Educação 

 

Nesta manhã, 09/08/18, no Millenium Buffet em Goiana foi realizado o I seminário dos Servidores Administrativos da Educação, com presença de 56 profissionais e a diretoria do Sinpromg. O encontro teve início com a fala do presidente da instituição Manuel Messias que acolheu a todos destacando a importância dos profissionais no sistema educacional, e a necessidade de valorização ampla de todos profissionais da Educação.

O destaque inicial coube a Vaneska Melo que apresentou o tema Plano Municipal de Educação-PME (Lei 2291/15), especificamente a meta 18 que assegura a existência de plano de cargos e carreiras (PCC) para os profissionais da Educação básica. Nesse sentido, os presentes trabalharam perguntas entorno de um PCC atualizado que possa respeitar os direitos que os profissionais administrativos da Educação possuem.

O segundo momento tratou das especificidades da carreira dos profissionais administrativos. A professora Carminha Nobrega trabalhou a necessidade dos profissionais terem compreensão de sua função de apoio ao ensino e assim acentuou que: “ O profissional da Educação administrativo é aquele que tecnicamente apoia e cuida da estrutura das unidades escolares, e assim facilita, o desempenho do aluno em sempre encontrar um lugar acolhedor”.

 

O terceiro e último tema trabalhou a pergunta o que a prefeitura precisa fazer para valorizar meu trabalho/profissão? Diversos foram os pontos abordados, dentre os quais, participação ativa nas decisões escolares, gestão participativa democrática, facilitar o estudo da legislação especifica para área administrativa escolar, condições de trabalho e melhoria do salário. Ao final ocorreu uma confraternização entre todos os presentes com um almoço.